De acordo com a reportagem da BBC, são quatro os pilares para manter o bom funcionamento do sistema imunológico:
1 – Praticar exercícios regularmente
A prática de atividade física de intensidade moderada libera hormônios que ajudam a regular o sistema imunológico.
O Pilates é uma excelente opção, por vários motivos. Um deles, certamente, é a ênfase dada à respiração.
A fisioterapeuta Andressa Kelly Santos Barbosa destaca os benefícios do método à Revista Pilates:
“O Pilates é um grande aliado para reeducar nossa respiração, deixar nosso sistema imunológico mais forte (inclusive para doenças respiratórias), equilibrar nossas funções orgânicas, aumentar nossa energia vital e controlar nosso emocional”, enumera.
2 – Reduzir o estresse
Este princípio funciona de forma oposta ao primeiro. Afinal, quando o indivíduo não se estressa, seu corpo deixa de produzir substâncias que o prejudicam.
Em 2019, um estudo publicado nos EUA indicou que o Pilates alivia o estresse e, além disso, reduz sintomas de depressão e ansiedade, diminui a fadiga (cansaço) e aumenta a energia.
“A respiração profunda e diafragmática acaba causando um efeito muito relaxante, além da necessidade de focar no momento presente durante os exercícios. Este aspecto do Pilates ajuda a desacelerar os pensamentos, se desligar do mundo, dos problemas e, como consequência, diminui o estresse e os sintomas ansiosos”, comenta a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Walkíria Brunetti, em entrevista ao Portal N10.
3 – Dormir bem
É durante o sono que ocorre a maior produção de células de defesa pela medula óssea.
“O Pilates segue os princípios da saúde integral, que engloba corpo e mente através de exercícios físicos, respiração, socialização, alimentação saudável, higiene e sono de qualidade”,
4 – Ter uma alimentação balanceada
Uma dieta balanceada ajuda a fornecer energia para o bom funcionamento das células de defesa.
(Informações tiradas do site AndreGuzmán.com)
**
Ou seja, além de trabalhar seu sistema musculoesquelético, os exercícios de Pilates também ajudam a lidar com o estresse e a tornar seus sistemas linfático e respiratório mais eficientes.
Comments